Modernização da educação na China até 2035: Rumo ao futuro brilhante

Modernização da educação na China até 2035: Rumo ao futuro brilhante
  • Equipe PlureeEquipe Pluree
  • 14 ago, 2023
  • 0 Comentários
  • 3 Mins Leitura

Modernização da educação na China até 2035: Rumo ao futuro brilhante

Em 23 de fevereiro de 2019, foi lançado o plano de modernização da educação na China até 2035. Foram dois projetos, que delineiam projetos ambiciosos para impulsionar o setor e garantir um futuro educacional brilhante. O primeiro plano define metas e tarefas inspiradoras para o ano de 2035. Já o segundo detalha medidas estratégicas para impulsionar a modernização da educação de 2018 a 2022.

Divulgado pelo Comitê Central do Partido Comunista da China (CPC) e pelo Conselho de Estado, o plano de modernização da educação na China até 2035 tem oito metas desafiadoras. O destaque é a busca pela acessibilidade de uma educação de qualidade desde a pré-escola até o ensino superior. Além disso, a China dá atenção especial ao treinamento vocacional e à escolarização inclusiva para pessoas com deficiência.

De acordo com o Departamento da Educação do Governo Australiano, em setembro de 2018, o Presidente Xi Jinping destacou na Conferência Nacional de Educação que o foco da China deveria mudar de ‘capacidade’ para ‘qualidade’, e que a modernização da educação deveria apoiar a modernização do país. Os amplos objetivos do plano de modernização da educação na China até 2035 são:

  1. Estabelecer um sistema de educação moderno.
  2. Alcançar presença universal em educação pré-escolar de qualidade.
  3. Fornecer educação obrigatória de alta qualidade e equilibrada (anos 1 a 9).
  4. Alcançar a presença máxima no ensino médio (anos 10 a 12).
  5. Melhorar significativamente a educação profissional.
  6. Construir um sistema de ensino superior mais competitivo.
  7. Fornecer educação adequada para crianças/jovens com deficiência.
  8. Estabelecer um novo sistema de gestão educacional com participação de toda a sociedade. E não dependendo exclusivamente do apoio do governo.

A China planeja a educação com olhar para a economia

O país especificou 10 tarefas estratégicas, como por exemplo garantir igualdade de acesso aos serviços básicos de educação pública. Juntamente com construir universidades de classe mundial e fortalecer a cooperação internacional na área educacional. Isso tudo ligado ao plano macroeconômico internacional da China ‘Um cinturão, Uma rota’.

O plano de implementação quinquenal, lançado pelos escritórios gerais do CPC e do Conselho de Estado, constituem um plano ousado. Em princípio, este plano abrange o período de 2018 a 2022, e conta com 10 tarefas-chave. O objetivo é avançar ainda mais na modernização da educação, com ênfase na adoção de tecnologia da informação e inovação.

2035 vem sendo muito aguardado na China

O ano de 2035 é de especial importância para a China, pois o país se comprometeu a alcançar a modernização socialista. Neste cenário, a educação desempenha um papel fundamental para o progresso do país. No 19º Congresso Nacional do CPC, a importância de fortalecer a educação para o rejuvenescimento nacional foi reafirmada. A China prometeu priorizar a educação, promover reformas, acelerar sua modernização e desenvolver um sistema educacional voltado à sociedade.

Esses planos demonstram o compromisso ativo da China com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para 2030. Além disso, a China está compartilhando sua sabedoria e experiência, contribuindo para o desenvolvimento educacional em todo o mundo. Essa jornada incrível começou em 2016, com foco especial na implementação de planos estratégicos do CPC para a reforma educacional. Obviamente, ela incorporou o espírito do CPC e as estratégias nacionais em todos os documentos.

Durante a elaboração dos planos, especialistas realizaram estudos prospectivos sobre as tendências da educação e da demografia. Ao mesmo tempo que contaram com o apoio de organizações internacionais como o Banco Mundial e a UNESCO. Além disso, equipes de pesquisa foram enviadas a diferentes áreas para realizar um trabalho etnográfico com vários atores sociais. Diante disso, foram conquistados insights valiosos de empresários locais, acadêmicos e autoridades, buscando uma abordagem holística e participativa.

A China está determinada a liderar uma revolução na educação mundial! O país quer abrir caminhos para o aprendizado e construindo um futuro promissor para todos. O país convida todos aqueles que desejam embarcar nessa jornada em direção a um mundo educacional mais brilhante e inclusivo!

Fonte: Chinese Education Center