O papel dos professores na vida dos alunos
O professor desempenha um importante papel na vida dos alunos, que transpassa a mera transmissão de saberes. Afinal, na maioria dos casos, a educadora representa um guia, uma mentora e uma fonte de inspiração para os estudantes. Além disso, muitos alunos confundem as professoras e os professores com seus pais, e vice-versa. Diante disso, este artigo reforça que o papel dos professores na vida dos alunos é o de gerar impacto positivo.
Pesquisas mostram que professores engajadas e dedicadas são capazes de despertar a motivação intrínseca nos alunos. É o que pensa Carol Dweck, professora de psicologia da Universidade Stanford, quando diz que “a maneira como o professor encara o potencial de aprendizado do aluno pode ter um impacto significativo em seu desempenho acadêmico”. Quando os professores encorajam seus alunos a superarem desafios, eles despertam a motivação para aprender e se desenvolver.
O professor é um ator fundamental no desenvolvimento do aluno
O filme “Escritores da Liberdade” (2007) é inspirado em uma história real, retratando a experiência da professora Gruwell. Ela usa a escrita como uma ferramenta para transformar a vida de alunos marginalizados. Ela acreditou no potencial de seus estudantes e os incentivou a expressar suas experiências por meio da escrita. Com isso, ela despertou neles a motivação para superar obstáculos e alcançar resultados acadêmicos surpreendentes.
Conforme gráfico a seguir, é possível reconhecer importantes reflexões acerca da relação aluno e professor. É possível notar que 79% dos alunos consideram que tiveram um professor que os ajudou a construir seus sonhos. Posteriormente, 73% acham que os professores deveriam ficar mais tempo na escolar para criar maior vínculo com os alunos. É o que aponta uma pesquisa com 7.798 estudantes do Ensino Médio de escolas públicas, da Todos pela Educação (Fonte). Portanto, o professor torna-se um ator fundamental na vida dos adolescentes.
O papel do professor na vida dos alunos vai além da mera transmissão de informações, conteúdos e conhecimento acadêmico. Ela atua como mediadora entre o conhecimento e o aluno, ajudando-os a compreender e assimilar os conteúdos de forma significativa. Segundo Paulo Freire, “o professor não é apenas quem ensina algo, mas quem, no processo de ensino-aprendizagem, também aprende”. Essa visão coloca o professor como uma facilitadora do aprendizado, estimulando a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Exemplos e inspiração
Outro filme que indicamos é “Mentes Perigosas” (1995), também baseado em uma história real. O filme retrata umo professor em uma escola problemática que adota métodos não convencionais para envolver seus alunos. Ao explorar temas relevantes para suas vidas e incentivá-los a refletir e participar ativamente, ela os ajuda a compreender conceitos complexos e a desenvolver habilidades críticas. Essa abordagem demonstra como um professor pode ser um mediador do conhecimento, transformando o aprendizado em uma experiência significativa.
Em princípio, os professores desempenham um papel importante como modelos e guias na vida dos alunos. Eles não apenas compartilham conhecimentos, mas também servem como exemplo de conduta, ética e valores. Segundo Albert Bandura, psicólogo e pesquisador renomado, “a aprendizagem por observação é um processo-chave na formação do comportamento humano”. Ou seja, os alunos tendem a se espelhar em seus professores e podem adotar comportamentos e atitudes positivas a partir desses exemplos.
O filme “Sociedade dos Poetas Mortos” (1989), traz esse teor inspiracional do professor aos alunos. Ambientado em uma tradicional escola preparatória, o filme retrata um professor que inspira seus alunos a serem mais reflexivos. Os alunos começam a desafiar as normas sociais e são encorajados a seguir seus sonhos. Ele se torna um exemplo de coragem, autenticidade e paixão pelo conhecimento, deixando uma marca indelével na vida de seus alunos.
Um professor cria laços com seus alunos
Estabelecer uma relação de confiança e empatia é fundamental para que o aprendizado ocorra de maneira efetiva. Pesquisas indicam que alunos que se sentem conectados emocionalmente com seus professores têm maior engajamento e melhores resultados acadêmicos. Segundo Haim Ginott, psicólogo e educador, “o aluno não se importa com o quanto você sabe, até que ele saiba o quanto você se importa”. O professor que demonstra interesse genuíno pelo bem-estar e sucesso de seus alunos cria um ambiente propício para o aprendizado.
Dica Pluree: Vídeo da TV Cultura sobre a profissão docente.
O professor não influencia apenas no desempenho acadêmico do aluno, mas também seu desenvolvimento pessoal e social. Como mediadores do conhecimento, referências e guias, os professores têm o poder de despertar a motivação intrínseca. Bem como, os educadores acabam estimulando o pensamento crítico, o que pode transformar a vidas dos alunos. Em síntese, existem inúmeros filmes que retratam a importância do papel do professor na vida dos alunos.
Ao reconhecer e valorizar a importância dos professores, estamos investindo no futuro da educação e no desenvolvimento das próximas gerações. É imperativo reconhecer e apoiar o trabalho dos educadores, que desempenham um papel fundamental na formação de intelectuais e cidadãos.
Referências:
DWECK, Carol S. Mindset: A nova psicologia do sucesso. Rio de Janeiro: Objetiva, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
BANDURA, A. Social Learning Theory. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1976.
GINOTT, Haim G. Teacher and Child: A Book for Parents and Teachers. New York: Macmillan, 1993.